A General Motors pretende produzir a próxima geração do motor Ecotec a partir de 2012. O motor 2.4 atualmente equipa, no Brasil, os modelos Malibu e Captiva. Segundo o noticiário Automotive News, a marca produzirá o motor em Tonawanda, nos Estados Unidos e, em 2013, em Spring Hill, também nos EUA.
A fábrica de Spring Hill também produz outros motores da montadora, e boa parte de suas instalações desativadas após o plano de reestruturação da montadora após a Crise Econômica de 2009 serão usadas novamente após o início da produção da nova geração do Ecotec. A reativação das instalações gerará mais empregos na região.
O novo motor Ecotec está sendo projetado para gerar menos atrito e possuir baixos índices de ruído em relação ao atual propulsor. O novo Ecotec contará com o bloco e o cabeçote de alumínio, duplo comando de válvula movido por corrente, injeção direta de combustível, acelerador eletrônico e comando de válvulas variável. O motor emitirá até 25% menos hidrocarbonetos funcionando em fria, além de ter 182 cavalos de potência, que geram 23,8 kgfm de torque.
Novo motor da Fiat será fabricado no Brasil
terça-feira, 20 de julho de 2010
O TwinAir, o novo motor de dois cilindros da Fiat, será produzido no Brasil, de acordo com a revista britânica Auto Express. O motor foi lançado no início desse mês no modelo 500, e o novo local de produção foi confirmado pelo presidente da marca, Alfredo Altavilla, em visita a Campo Largo, no Paraná, onde fica situada a nova fábrica de motores da montadora italiana.
O TwinAir agrega novas tecnologias como o sistema MultiAir, onde as válvulas de admissão total e continuamente variável são levantadas. Tal sistema já é usado no Alfa Romeo Mi.To. Além desse sistema, o Start&Stop também é usado no TwinAir.
Segundo a Fiat, o motor permitirá que o carro alcance a velocidade máxima de 173 km/h, fará de 0 a 100 km/h em 11 segundos, a partir de 85 cavalos de potência. O consumo urbano é de 20,4 km/l. Já o rodoviário, é de 27 km/l. Com o câmbio Dualogic, o consumo urbano fica em 21,7 km/l e 27,7 km/l. Com o sistema Start&Stop, 24,4 km/l sem o câmbio automatizado e 25 km/l com o Dualogic.